quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Borges e os Outros

Nos anos 40, a oposição às políticas de Péron valeu a Borges a demissão de bibliotecário municipal e a oferta de um lugar de inspector de aves. O ultraje, de que se alimentam os poderosos, conjuntamente com a prisão da mãe e da irmã, marcou Borges. Enquanto presidente da sociedade de escritores argentinos (SADE) foi sentindo o isolamento e a solidão daqueles que se opõem a ditadores demagogos, como era o caso de Péron. (1)

Nos anos 70, Borges apoiou os golpes estado de Videla e Pinochet. De Pinochet disse que era bondoso (2). Do então presidente da sociedade dos escritores argentinos disse que não representava ninguém, quando este indagava Videla sobre o destino de escritores desaparecidos, alguns deles provavelmente lançados vivos, de avião, sobre o mar da prata. (3)

O apoio a Videla e Pinochet estava enraizado na repulsa a Péron que tinha regressado em 1973 à presidência da Argentina por via democrática.

Talvez a humilhação sofrida fosse como um daqueles punhais que, segundo Borges, o das mitologias dos subúrbios, cumprem o seu destino de morte para além da vontade dos homens que os empunham.

Talvez, ainda segundo Borges, o dos jogos com o tempo e o infinito, antes ou depois de morrer, se tenha encontrado perante Deus e lhe tenha perguntado quem era, ao que Deus lhe terá respondido, meu Borges, tal como te sonhaste ninguém também eu te sonhei homem. (4)

(1) Peron's government had seized control of the Argentine mass media and regarded SADE with indifference. Borges later recalled, however, "Many distinguished men of letters did not dare set foot inside its doors." - Wikipedia, Jorge Luis Borges, Political Opinions.

(2) El día en que Borges perdió el Premio Nobel - Carlos Maldonado R.

(3) Borges on the Right - Katherine Singer Kovacs

(4) La historia agrega que, antes o después de morir, se supo frente a Dios y le dijo: Yo, que tantos hombres he sido en vano, quiero ser uno y yo. La voz de Dios le contestó desde un torbellino: Yo tampoco soy; yo soñé el mundo como tú soñaste tu obra, mi Shakespeare, y entre las formas de mi sueño estás tú, que como yo eres mucho y nadie. - Jorge Luis Borges (Everything and Nothing)

Sem comentários:

Enviar um comentário