segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Questões de Moral

Sempre que tenho disponibilidade, na Segunda às 23:00, sento-me no sofá, ligo a rádio e fico a ouvir Questões de Moral, um programa de Joel Costa na Antena 2. Àquela hora da noite, Joel Costa tem uma voz de questionador solitário. Numa época em que tudo se mede pelo número de respostas é delicioso ouvir uma hora só de perguntas.

Aos dezasseis anos decidi trabalhar um café durante o verão. Junto à caixa registadora estavam algumas moedas. Os colegas explicaram-me que esta era a forma do patrão testar os novos empregados, ver ser sucumbiam à tentação. Esta é a resposta da direita à questão de moral, a pessoa íntegra deve ser capaz de resistir às tentações que lhe colocamos à frente.

Os filmes de Luis Buñuel são sobre a moral. Num conhecido clássico, El ángel exterminador, mostra como as relações entre um grupo de convidados se vai degradando por inesperadamente terem de ficar todos no mesmo local. Esta é a resposta de esquerda à questão de moral, se as condições económicas ou sociais se deteriorarem o animal manifesta-se.

Numa altura em que o desemprego começa a deixar de ser uma miragem a questão que se levanta é: E se forem os trabalhadores a colocarem as moedas para o patrão escolher quem é íntegro? Esta sim, junta as respostas da direita e da esquerda à questão de moral, é uma Questão de Moral.

Sem comentários:

Enviar um comentário