sábado, 8 de outubro de 2011

Friedman++

Nos 100 dias do actual governo de Portugal, o jornal Público titulava que o governo se guiava pela Troika e pelas ideias Liberais.

A história da Halliburton e da guerra do Iraque, incluindo os seus soldados privados, testam os limites do liberalismo. Onde começa e termina o estado e onde começa e termina o privado. Nestas histórias parece que afinal está tudo muito misturado, e que os contribuintes do EUA têm uma diminuta capacidade de controlar os gastos do seu dinheiro na guerra, e a qual é ainda mais reduzida quando é dado a empresas privadas.

Por aqui acredita-se que apenas por se privatizar os serviços públicos se vai poupar dinheiro. Se os contribuintes não tiveram mecanismos para controlar os gastos do seu dinheiro, quando este era gerido por  organizações públicas, será que vão passar a ter quando este for gerido por instituições privadas? 

Há uma cegueira quando se procura aplicar ingenuamente as ideias liberais ao dinheiro dos contribuintes. A esta cegueira pode-se chamar de Friedman++. Chega-se a um ponto em que o comprometimento com as ideias liberais é tal que já não se pensa. Será pura magia.

Mas claro que no meio dessa cegueira haverá sempre alguém que vai ver boas oportunidades de negócio. Esperemos que não sejam alguns dos antigos gestores, por nomeação política, das organizações públicas que vão acabar. Mas se forem, dir-se-à que eles é que percebem do negócio.

Sem comentários:

Enviar um comentário