Dado que:
- A distância entre quem paga impostos e como estes são aplicados é significativa.
- Tem-se questionado a qualidade da gestão do dinheiro público pelo estado.
- Em alguns países têm aumentado as diferenças sociais devido a um desinvestimento social da parte daqueles que têm melhores condições económicas.
- O afastamento da classe média da utilização dos serviços do estado resulta num enfraquecimento gradual da prestação de serviços, pois estes passam a ser prestados apenas a pessoas socialmente mais desfavorecidas e logo com menor capacidade reinvidicativa.
Seria de:
- Criar um sistema em que os contribuintes são mais participativos na aplicação dos seus impostos.
- O estado define objectivos sociais, como educação e saúde.
- Quem paga impostos associa-se em organizações que prestam serviços públicos, por exemplo financiam, e gerem, uma escola ou hospital.
- As organizações são avaliadas pelo impacto social dos serviços prestados, por exemplo sucesso escolar dos alunos.
- Organizações que têm melhor impacto têm benefícios, como seja ter os seus impostos reduzidos, ou receber contribuições do estado que passam a gerir reduzindo as próprias.
- As organizações podem ser a título individual, para os grandes contribuintes, por exemplo a contribuição de um banco pode ser o financiamento e gestão de diversas escolas públicas
- Os pequenos contribuintes podem ter cotas em organizações colectivas que prestam serviços públicos, e uma vez avaliado o desempenho da organização têm benefícios em função da sua cota.
Sem comentários:
Enviar um comentário