sábado, 23 de julho de 2011

Economia e Política

Ao ler este artigo que vi referenciado num post de uma colega no Google+, lembrei-me do que pensei quando ouvi Cavaco Silva na televisão mandar estudar aqueles que afirmavam que ele não tinha uma posição coerente relativamente às agência de rating. Pensei que o segundo ciclo do Cavaquismo em Portugal começava pelo pior, sem antes passar pelo melhor.

Mas entretanto fui percebendo que aquilo que me parecia ser uma contradição se calhar não o era. O que estavam errados eram os meus pressupostos. Estava a partir do princípio que economia e política eram coisas separadas, esse era o meu erro.

De facto, tenho alguma desculpa, pois fui influenciado pela primeira afirmação de Cavaco Silva há um ano atrás. Dizia que o problema não são as agências de rating, o problema é devermos dinheiro. A forma como interpretei esta afirmação é que de facto a economia existe por si só, é independente de tudo o resto e se não seguirmos as suas regras as coisas não irão correr bem.

Por isso, quando ouvi a segunda afirmação sobre as agências de rating estarem a manipular o mercado e a colocar em questão a união europeia, fiquei confuso.

Mas resolvi estudar um pouco e lembrei-me que antes da queda do regime soviético, o seu modelo económico foi exportado para todo o mundo. E era outro modelo económico, que não o de mercado, mas conseguia ser exportado. E aí ocorreu-me que se calhar também o modelo económico de mercado não é completamente independente da política, também vive e convive com ela.

Bom, assim a primeira afirmação de Cavaco Silva já faz mais sentido, é uma afirmação política que diz como deve ser a economia.

Sem comentários:

Enviar um comentário