domingo, 26 de novembro de 2023

Sociedade Sem Classes

Esta é uma história sobre a sociedade sem classes. Se tudo correr bem deverá acabar assim: Era uma vez uma sociedade sem classes onde o lobo e o cordeiro se alimentarão juntos, e o leão comerá feno, do mesmo modo que os bovinos se alimentam, mas pó será a comida da serpente!

Contudo, não nos apressemos, como em todas as histórias devemos começar pelo princípio se queremos chegar ao fim. E no princípio o lobo, o cordeiro, o leão, os bovinos e a serpente vão num avião, e nem sequer vão sozinhos. 

O voo está completamente cheio. Também não admira. Era o voo número 345 para a sociedade sem classes. Por isso logo os bilhetes se esgotaram. Quem não gosta de ir para uma sociedade sem classes? 

Bom, o leão foi, mas um pouco a contragosto, convenhamos, depois de muito aduzir. Quem o persuadiu foi a sua esposa, a leoa, que já há algum tempo se tinha convencido que comer muita carne não é de todo saudável. E tanto disso se convenceu que ela própria acabou por não comer nenhuma. O leão, que no início não deu muita importância, pois pensou que seria uma mania passageira, como ela já teria tido outras, arrependeu-se tarde demais. É que a leoa, quando finalmente deixou de comer carne, achou por bem incitar o marido a fazer o mesmo.

Como deveis saber, não há problema nenhum em haver alguém que nos tenta convencer de algo que nós não queremos. Dizemos-lhe que não e pronto, de mais a mais sendo leão. Que o leão se diz o rei de todos os animais e não tem de dar explicações a ninguém. Só que não foi bem assim que se passou. Quem lhe pedia era a sua esposa, e podeis ter a certeza de que o leão amava profundamente a sua rainha, pelo que não era capaz de lhe dizer que não.

E não lhe disse, o que se passou foi que pediu para lhe levarem a carne ao quarto à noite. O rei e a rainha dormiam em quartos separados, pois, como viviam num palácio com muitos quartos, podiam-se dar a esse luxo, e ainda assim ficavam muitos quartos vazios. 

De dia, à hora da refeição, lá o rei metia alguma salada na boca como prova do seu amor, e à noite banqueteava-se com as delícias de que ele gostava.

Deveis estar a perguntar-vos o leão amará mesmo a sua leoa...

In Histórias para Crianças (2023)

Sem comentários:

Enviar um comentário